PROJETO GUARDIÕES DOS RIOS ECOBARREIRAS

09/04/2025

Introdução

O projeto Guardiões dos Rios tem como objetivo permitir que os estudantes do Ensino Básico, sob orientação dos professores, construam barreiras ecológicas, ou ecobarreiras, em cursos d'água próximos da região onde vivem, com a função de coletar resíduos flutuantes descartados indevidamente

Justificativa

Segundo dados levantados pelo Projeto Oceano Vivo,

  • "80% do lixo é gerado em terra e chega no oceano através dos rios e praias;
  • 25 milhões de toneladas de resíduos sólidos chegam ao oceano por ano, sendo que 12,7 milhões são plásticos;
  • O Brasil despeja 3,44 milhões ao ano;
  • O fluxo e o acúmulo de resíduos sólidos nos rios, principalmente plásticos, prejudicam a biodiversidade da região e a qualidade da água e de vida das comunidades ribeirinhas. Por outro lado, elevam o custo de remoção de resíduos e afetam a segurança hídrica."

Segundo relatório da UNEP (United Nation Environment Program):

  • pequenos rios urbanos podem contribuir substancialmente para o escoamento de plástico para os oceanos;
  • as ações locais para diminuir a entrada dos resíduos nos rios podem efetivamente reduzir o aumento de plástico nos oceanos;
  • o monitoramento dos plásticos nos rios, mesmo por meios simples como a contagem de objetos flutuantes barrados, ajuda a esclarecer o impacto dos resíduos no oceano.

Pensando nesses dados, é premente uma conscientização da sociedade sobre os impactos que o consumo irresponsável de bens vem trazendo ao ambiente. Diante disso, ações que gerem impactos positivos no ambiente devem ser cada vez mais valorizadas.


Competências e habilidades

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), "não basta que os conhecimentos científicos sejam apresentados aos alunos. É preciso oferecer oportunidades para que eles, de fato, envolvam-se em processos de aprendizagem nos quais possam vivenciar momentos de investigação que lhes possibilitem exercitar e ampliar sua curiosidade, aperfeiçoar sua capacidade de observação, de raciocínio lógico e de criação, desenvolver posturas mais colaborativas e sistematizar suas primeiras explicações sobre o mundo natural e tecnológico, e sobre seu corpo, sua saúde e seu bem-estar, tendo como referência os conhecimentos, as linguagens e os procedimentos próprios das Ciências da Natureza."

(BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC/SEB, 2018. Pag. 331. Disponível em:< https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-em-tempo-integral/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal.pdf>. Acesso em: nov. 2024.)

O projeto pode ser desenvolvido de modo integrativo nos componentes curriculares Ciências e Geografia, podendo ainda envolver outros, como Língua Portuguesa e Matemática, caso a coordenação, juntamente com os professores, decidam fazê-lo.

A seguir, estão as competências e habilidades de Ciências e Geografia que podem ser desenvolvidas a partir do projeto Guardiões dos Rios.

Competências específicas da área de Ciências da Natureza (BNCC)

  • Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza.
  • Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza para tomar decisões frente a questões científico-tecnológicas e socioambientais e a respeito da saúde individual e coletiva, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários.

Competências específicas de Geografia (BNCC)

  • Construir argumentos com base em informações geográficas, debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro, sem preconceitos de qualquer natureza.
  • Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, propondo ações sobre as questões socioambientais, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários.

Habilidades Ciências 5º ano (BNCC)

  • (EF05CI02) Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais).
  • (EF05CI04) Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas para discutir e propor formas sustentáveis de utilização desses recursos.
  • (EF05CI05) Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.

Habilidades Geografia 5º ano (BNCC)

  • (EF05GE10) Reconhecer e comparar atributos da qualidade ambiental e algumas formas de poluição dos cursos de água e dos oceanos (esgotos, efluentes industriais, marés negras etc.).

  • (EF05GE11) Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas.
  • (EF05GE12) Identificar órgãos do poder público e canais de participação social responsáveis por buscar soluções para a melhoria da qualidade de vida (em áreas como meio ambiente, mobilidade, moradia e direito à cidade) e discutir as propostas implementadas por esses órgãos que afetam a comunidade em que vive.